playlist Music

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

AOS FÃS DE GERRY MULLIGAN


Ted Hogarth, saxofonista barítono , 36 anos , residente em Chicago , é líder da Mulligan Mosaics, composta por 13 pessoas . As músicas que executam são escritas, arranjadas e inspiradas em Gerry Mulligan(na foto).

Dois anos atrás , quando Hogarth obteve o grau de mestre em composição jazzística pela DePaul University, recebeu de Lisa, sua esposa , uma compilação de concertos para bandas de jazz escritos por Gerry Mulligan. Hogarth cresceu ouvindo discos de Tommy Dorsey e Benny Goodman. Tocou com big-bands por mais de duas décadas e absorveu uma enorme influência de Mulligan. O concerto sem piano e guitarra de 1960 ofereceu a Hogarth uma nova experiência. Por mais de nove meses não ouvia outra coisa . Ele sempre se viu como arranjador.

Querendo estudar as composições e orquestrações de Mulligan, manteve contato com a Biblioteca do Congresso que abriga a coleção de Gerry Mulligan , buscando acesso a alguns arranjos. Foi posto em contato com Ken Poston , diretor do “Los Angeles Jazz Institute”, que lhe passou o número do telefone de Franca Mulligan, viúva de Gerry, e incentivou-o a manter contato. Levou três meses se encorajando. Quando se decidiu , obteve o convite para visitá-la em sua residência em Darien, Connetticut .

Hogarth ficou prostrado ao chegar ao estúdio de Mulligan. A princípio, Franca observou-o enquanto encontrava e estudava as composições do esposo, para se certificar se colocava o material de volta aos locais apropriados. Certificada do real interesse de Hogarth pela obra de Mulligan , convidou-o a retornar. Após o convite, Hogarth que mais do que estudar a obra de Mulligan, queria executá-la , obteve o apoio de Franca.Convidou músicos com quem tocava há anos e lançou sua primeira big-band e o site mulliganmosaics.com. A banda fez sua primeira turnê em 2006 e está contratada para se apresentar no Chicago Jazz Festival.

Ele já voltou duas vezes a Darien com o objetivo de preservar a obra de Mulligan, inclusive para torná-la acessivel, on-line, através da Biblioteca do Congresso.

Franca aprova o que já ouviu e declarou: “É maravilhoso como Ted memorizou o fraseado de Mulligan. O som é de Ted Hogarth e Mulligan Mosaics , mais o fraseado está muito próximo ao de Gerry. É adorável.”

Fonte: DownBeat/Joshua Karp

Um comentário:

Charles Kirschbaum disse...

Queria saber se alguem tem os numeros da DownBeat dos anos sessenta... estou terminando uma pesquisa e gostaria muito de ter acesso a esses dados. Abracoes a todos. Charles