playlist Music

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

FESTIVAL DE JAZZ EM IPATINGA, MINAS GERAIS


Trazer para o Vale do Aço um panorama completo de todas as tendências e todos os estilos, da tradição à inovação, do que há de melhor no jazz nacional e internacional. Essa é a tônica do Ipatinga Live Jazz, desde sua primeira edição, em 1988. Fiel a esta proposta a produtora Valéria Altoé preparou, para 2007, uma programação de peso. De 15 a 29 de setembro, músicos de primeiríssima categoria se revezaram nos palcos do Vale do Aço. Um verdadeiro desfile de divas e virtuoses capazes de agradar os mais exigentes jazzólifos. .Já na abertura do Festival, em 15 de setembro, uma grande atração internacional. Em parceria com o projeto Tudo é Jazz, o Ipatinga Live Jazz recebeu a cantora americana Madeleine Peyroux, dona de um estilo refinadíssimo, intenso e suave, considerada pela crítica como a maior cantora de Jazz da atualidade. O palco foi o do teatro do Centro Cultural Usiminas.

Com a proposta de desmistificar o jazz e levá-lo a um maior número de pessoas, o festival chegou, no dia 23 de setembro, ao palco da Feirarte, feira de arte e artesanato que acontece aos domingos, ao lado da Prefeitura de Ipatinga e que recebe um público bem eclético. O grupo carioca Choro na Feira, liderado pelo grande músico Marcelo Bernardes, comandou as apresentações do domingo. Em seguida o Live Jazz entrou num ambiente universitário e realizou uma apresentação no teatro João Paulo II, localizado no campus do Unileste, em Coronel Fabriciano, com os violonistas do Duofel, grande sucesso da última edição do festival, que voltou atendendo a inúmeros pedidos.

A partir de quinta-feira, 27 de setembro, o Festival retornou para o teatro do Centro Cultural Usiminas, com o já tradicional serviço de bar montado no foyer e recebeu nomes como: Ithamara Koorax, aclamada como uma das melhores cantoras do mundo pelas revistas Down Beat, Jazz People e Swing Journal; Marcel Powel, filho do violonista e compositor Baden Powell; o pianista norte-americano Jeff Gardner. Presença também da carioca Luciana Rabelo e do Trombominas - Quarteto de Trombones de Belo Horizonte. Da região, tivemos a participação do jovem músico de 16 anos Matheus Barbosa e da Banda Tenente Oswaldo Machado.
E mantendo o compromisso do intercambio artístico entre o músico local e os artistas já consagrados que participam do festival, o projeto realiza desde de sua primeira edição as oficinas musicais. Uma forma de aprimorar a técnica e permitir que os artistas regionais se insiram no cenário internacional do jazz. Foram realizadas oficinas com Duofel (violão), Esdras Neném (bateria), Jorge Pescara (contrabaixo) e Jeff Gardner (piano).Uma realização de Valéria Altoé, o Ipatinga Live Jazz contou com o patrocínio da Usiminas, apoio do Usicultura, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Nenhum comentário: