
É uma preciosidade o novo CD com a obra completa para violão de Heitor Villa-Lobos (1887-1959) interpretada pelo violonista Fábio Zanon. Se o compositor que soube capturar como nenhum outro a essência da musicalidade brasileira deu relativamente pouca atenção a esse instrumento ao longo de sua carreira, Zanon demonstra que os 12 Estudos, a Suíte Popular Brasileira, os cinco prelúdios e o choro No. 1 contêm todas as vertentes da musicalidade de Villa-Lobos - da melancolia à vitalidade dos trópicos, da brejeirice à elegância das formas clássicas.
Villa-Lobos tomou contato com o instrumento durante uma viagem ao Norte do país, onde absorveu muito do folclore musical brasileiro, que aqui ressurge, transfigurado e destilado, em toda a sua riqueza e variedade.
Realizado em 1997 em uma igreja da Inglaterra e somente agora divulgado, esse registro destaca-se pela extraordinária beleza de timbre, pelo sentimento, pela perfeição da técnica. É uma nova referência desse repertório que passa longe do monumental, e cuja beleza se encontra na simplicidade e na inocência.
Fonte : CartaCapital / Luis Krausz
Nenhum comentário:
Postar um comentário