playlist Music

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

SEGUNDA É DO MÚSICO - DIEGO BRUNO & THIAGO DO ESPÍRITO SANTO

Hoje será mais um dia de boa música na Praça Tereza Batista no Pelourinho. Teremos a apresentação do guitarrista argentino, Diego Bruno, residente em Salvador há seis anos, e autor do excelente disco "Reflejos". O convidado especial será Thiago do Espírito Santo, baixista, e filho do multiinstrumentista Arismar do Espírito Santo e da pianista Silvia Góes.

Aos sete anos Diego ganhou de presente um pequeno violão, e ao ver seu entusiasmo com o instrumento , seu pai o levou a tomar aulas de música. O jazz veio quando ouviu falar de Pat Metheny, porém tinha dificuldade em conseguir seus discos. Ouviu Django Reinhardt e Joe Pass, o que levou a tomar aulas desse estilo musical. Aos 19 anos entrou na EMPA(Escola de Música Popular de Avellaneda) e se formou como instrumentista em música popular com orientação em jazz. Como Buenos Aires tem uma boa tradição em jazz, passou a participar das noites musicais , em especial no Jazz Club, tocando inclusive na sua inauguração.

O disco "Reflejos" nasceu da sua necessidade de evitar que suas composições ficassem engavetadas. Convidou um ótimo time de músicos argentinos, e quem já teve o prazer de ouvir o disco sabe do que estou falando, o que resultou em um disco de altíssimo nível.


Deixemos com ele a palavra para falar da música instrumental na Bahia : " Estou há seis anos morando em Salvador; infelizmente, quando o assunto é jazz, a cidade vive hoje um dos seus piores momentos. Não há sequer uma casa dedicada a programar música instrumental de uma forma séria. Às vezes surgem lugares que programam uma banda por semana; só que é sempre uma única banda. Assim fica difícil. O público também não comparece muito aos shows. Tem a Jam no MAM, que é um projeto patrocinado e bem sucedido. Lá também tem uma banda fixa, mas é a exceção a regra. Não existe uma crítica especializada, não existe um selo que grave e difunda música instrumental, e por aí vai..."

O convidado da noite é Thiago do Espírito Santo. Tem dois discos lançados, o último chama-se "Hemisférios". Thiago já tocou e gravou com dezenas de artistas entre eles: Hermeto Pascoal, Yamandú Costa, Hamilton de Hollanda, Dominguinhos, Toninho Horta, Hélio Delmiro, George Benson, Kenwood Denard, Gary Willis, Heraldo do Monte, Maurício Carrilho, Chico Pinheiro, Filó Machado, Bocato, Wilson Simonal, Jane Duboc, Jair Rodrigues e com os pais, Silvia e Arismar. O músico participou também de importantes festivais, como o Festival 500 anos Brasil em Milão (Itália), Festival de Música Brasileira na Espanha – Tenerife, Bio Fach (Nürenberg - Alemanha), 4º Prêmio Visa Instrumental, 21st Music Meeting (Nijmegen – Holanda), Festival de Frascatti, Tschirgart Jazz Festival (Imst – Áustria), além de ter ministrado workshops no Brasil e no exterior.

Assim , os amantes da música instrumental, nesta noite, têm um único caminho : A Praça Tereza Batista no Pelourinho.O preco ?. Módicos R$ 10,00. Horário ?. 19h. Lembrando que antes do show , Luiz Caldas participará de um bate-papo sobre a sua carreira e experiências musicais.

Um comentário:

Hilton Deives Valeriano disse...

Belo blog! Convido-o a uma visita ao Poesia Diversa. Um abraço.