“Sensing Flight” estabelece-se , claro, em torno da música do trompetista, com seis das nove músicas pertencendo ao mais jovem irmão O'Farrill , e o seu instrumento de sopro é a coisa mais admirável da gravação. Seu talento artístico, entonação e segurança deu um salto à frente desde “Giant Peach”, na forma como ele cria as estórias dentro de um arco dramático, à maneira do trompetista Terence Blanchard, e apresenta uma marca mais vigorosa e emocional em seu toque, que o conecta diretamente a um dos atuais heróis, Ambrose Akinmusire.
Como compositor, Adam O'Farrill encontra satisfação em trabalhar o jazz de todos os ângulos. Ele toma formas familiares com o arrastar de pés e música soul melancólica ("Mind Troubles"), mas mantém as coisas interessantes através de poucos arrebatamentos. Ele provoca entusiasmo, fora dos cenários que salientam uma interação comunicativa ("Drive") e um encontro livre e intensamente conectado ("Monet"). Ele possibilita equilibrar a pureza, a beleza não filtrada para ascender à superfície quando o dia está finalmente concluído ("Sensations").
Enquanto o jovem trompetista merece todo o mérito em seu trabalho no disco, ele não está sozinho na jornada. O irmão O'Farrill mais velho prova ser excelente, se navegando em estradas mais rápidas ("Wrong Key Donkey") ou colocando as coisas em velocidade de cruzeiro. Ele faz construções métricas complicadas parecer simples e as puxa e empurra para os todos os locais certos com a uma pequena assistência do firme e flexível baixista Raviv Markovitz. O pianista Adam Kromelow e o guitarrista Gabe Schnider fazem um excelente trabalho equilibrando suas responsabilidades como seção rítmica e solistas, mas é o saxofonista Livio Almeida que é o mais comovente não O'Farrill no trabalho. Ele se emparelha a Adam O'Farrill, disposição a disposição e passo a passo , e adiciona alguns contrastes ao programa com um seríssimo suingue, e uma contribuição composicional funkeada ("Action And Reaction"). Como individualidades, cada artista mantém seu próprio curso e assume suas obrigações, porém o grupo está junto como uma família. Uma simpática fraternidade é exibida entre os O'Farrill Brothers, mas o elo musical entre os seis colocam-nos numa irmandade.
“Sensing Flight” não é um álbum de jazzistas inexperiente
esperando decolar. É uma gravação de uma
tripulação de vigorosos aeronautas.
Faixas:
Drive; Wrong Key Donkey; Monet; Action And Reaction; Mind Troubles; Broken
Wings; Full Measure; Upper Manhattan Medical Group; Sensations.Músicos: Adam O'Farrill: trompete; Livio Almeida: saxofone tenor ; Gabe Schnider: guitarra; Adam Kromelow: piano; Raviv Markovitz: baixo; Zack O'Farrill: bateria.
Gravadora : Zoho Music
Fonte :
AllAboutJazz / DAN BILAWSKY
Nenhum comentário:
Postar um comentário