playlist Music

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

KYLE EASTWOOD – TIME PIECES (Jazz Village)

O baixista Kyle Eastwood explora o hard bop dos anos 50 e 60 em “Time Pieces”. Eastwood explicita que gênero de jazz foi a grande influência para ele e, junto com sua banda  —o saxofonista Brandon Allen, o trompetista/flugelhornista Quentin Collins, o  pianista Andrew McCormack e o baterista Ernesto Simpson— mergulha entusiasticamente neste melódico e encrespado estilo . Eastwood escreve nas  linhas do disco que “Time Pieces” representa “o som e estilo que tenho desenvolvido com minha banda  completamente em poucos anos agora com nossas composições, bem como o retorno às minhas raízes e influências no jazz “’  e  ele e seus companheiros de banda tomam um colaborativo e orgânico  enfoque para as composições e performances.

A firme linha de frente formada por  Allen e Collins conduz a animada “Caipirinha”, ancorada na pegada funkeada de Eastwood, e a banda suinga alegremente através da irresistivelmente cativante “Prosecco Smile”.

Horace Silver parece ter tido larga influência no desenvolvimento de Eastwood como músico, e “Time Pieces”  inclui duas saudações ao ícone do hard-bop . A pegada da banda em “Blowin’ the Blues Away” de Silver emparelha a velocidade e energia original, e todos da banda apresentam algumas atuações impressivas e espertas. A inteligentemente intitulada “Peace of Silver” é liderada por McCormack, a composição feita em parceria com Collins, que apresenta uma melodia forte e ritmo percussivo no piano.

Eastwood considerou Herbie Hancock outra influência importante e “Time Pieces” inclui uma leitura fiel de “Dolphin Dance”  de Hancock com Collins reprisando a liderança lírica do trompete de Freddie Hubbard.

Eastwood—filho do ator e diretor Clint Eastwood—  é, também, um bem sucedido compositor de trilhas sonoras, e ele regravou sua composição “Letters From Iwo Jima” ,de 2006, do filme do mesmo nome . Despindo-se do embelezamento orquestral anterior, Eastwood interpreta a pungente balada como um dueto com McCormack e a inclusão da faixa serve como um lembrete da amplitude da capacidade artística de Eastwood.

Faixas: Caipirinha; Blowin'the Blues Away; Dolphin Dance; Prosecco Smile; Vista; Peace of Silver; Incantation; Letter from Iwo Jima; Nostalgique; Bullet Train.

Músicos: Kyle Eastwood: baixos elétrico e acústico ; Brandon Allen: saxofones  tenor e soprano; Quentin Collins: trompete , flugelhorn; Andrew McCormack: piano; Ernesto Simpson: bateria.


Fonte : Lucy Tauss (JazzTimes)

Nenhum comentário: