playlist Music

quinta-feira, 6 de abril de 2017

JOCHEN RUECKERT – WE MAKE THE RULES



O baterista Jochen Rueckert publicou três volumes de estórias curtas intituladas “Read the Rueckert”, que é a crônica da vida de músico de jazz que excursiona, quartos sujos de hotel e tudo o mais. Obteve ao menos uma comparação ao engajado jornalista Hunter S. Thompson, já falecido. A sagacidade de Rueckert transfere-se para os títulos de suas composições, que inclui “Manong Twilight at the Whatever Hotel” e “Yellow Bottoms”. Entre o lado estético (que também inclui excursões na dance music eletrônica) e o título “We Make the Rules”, o novo álbum de Rueckert poderia ser um passeio bravio. Porém, não o julgue tão rapidamente.

Rueckert, que acompanhou Kurt Rosenwinkel, Seamus Blake e Marc Copland, dentre outros, assume uma abordagem branda em seu novo álbum. Mark Turner (saxofone tenor), Lage Lund (guitarra) e Matt Penman (baixo acústico) junta-se a ele para este trabalho, que é mais reflexivo que demolidor. De fato, as faixas iniciais começam como se elas estivessem empacadas em um tranquilo volume. Rueckert desprende-se como um líder comedido, com sua bateria não apenas conduzindo como adicionando cores sutis, enquanto Turner e Lund estabelecem o espírito. No meio de “Pretty From Afar” estes dois seguem só ,sem a seção rítmica, com resultados exuberantes. O solo de baixo de Penman na faixa título soa igualmente suave, mas sua combinação de acentos e frases rápidas alimentam a energia.

No meio do álbum, tempos e volumes crescem e variam um pouco mais. Rueckert conduz o quarteto com a autoridade vagarosa de Paul Motian, para a qual Turner e Lund respondem efetivamente em “Alloplasty”. Suas composições são frequentemente inspiradas em experiências pessoais, muito como suas estórias e, às vezes, toma um pouco a narrativa para estabelecê-la.

   Faixas

1 Eggshells (Jochen Rueckert) 7:30
2 Pretty From Afar (Jochen Rueckert) 9:36
3 Saul Goodman(Jochen Rueckert) 6:55
4 We Make the Rules (Jochen Rueckert) 6:06
5 Bess (Jochen Rueckert) 5:45
6 The Cook Strait (Jochen Rueckert) 7:40
7 Alloplasty (Jochen Rueckert) 5:35
8 Yellow Bottoms (Jochen Rueckert) 6:16
9 Manong Twilight at the Whatever Hotel (Jochen Rueckert) 7:52

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo: 

 
Fonte: Mike Shanley (JazzTimes)

Nenhum comentário: