playlist Music

terça-feira, 31 de julho de 2018

KNEEBODY – ANTI-HERO (Motéma)


Tem o Kneebody seguido seu curso? Após 16 anos, soa seguro. O rock-jazz do quinteto acústico-elétrico está em seu nono álbum em estúdio, “Anti-Hero”, é um turvo e melancólico   caso. Mais do que antes, Kneebody passou a ser ambiciosamente como um hino— indo para a explosão da arena-rock sobre tudo—mas neste tempo de natureza abrasivamente bombástica da música obscurecida, que dá uma sugestão de alegria.

Embora o trompetista Shane Endsley, o saxofonista Ben Wendel, o tecladista Adam Benjamin, o baixista/guitarrista Kaveh Rastegar e o baterista Nate Wood sentissem que eles necessitavam sobrepujar eles mesmos. “Anti-Hero” é pleno de severas bordas, ritmos laboriosos, sobre ecos do piano elétrico, sintetizadores fluidos, baixo robusto, guitarra molambenta e instrumentos de sopro sem emoção. Os seis minutos da faixa título e os 12 minutos de “Drum Battle” são opostos polares em atitude —o padrão delibera um tempo médio roqueiro, o posterior enlouquecido na prática do drum-’n’-bass— porém eles são igualmente inertes. Em toda parte, as simples batidas do rock são fatigantes, da abertura desbotada, “For the Fallen”, a emulações de canções pop, “The Balloonist” e “Mikie Lee” ao encerramento, “Austin Peralta”, um tributo ao falecido pianista.

A música mais simpática é a mais delicada (e mais curta) —os três minutos de “Carry On”, que contrasta um motivo ondulante no Fender Rhodes com um estilo selvagem na bateria e trompete processado com um sax tradicional. É difícil encontrar algo mais desfrutável em “ Anti-Hero”, mesmo após dúzias de audições. Por outro lado, uma das canções foi aparentemente inspirada pelo debate sobre a neutralidade da rede, assim o que deveríamos esperar?

Faixas: For the Fallen; Uprising; Drum Battle; Anti-Hero; The Balloonist; For Mikie Lee; Profar; Carry On; Yes You; Austin Peralta.

Músicos: Ben Wendel: sax; Shane Endsley: trompete; Kaveh Rastegar: baixo; Adam Benjamin: teclados; Nate Wood: bateria.

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 
Fonte: Steve Greenlee (JazzTimes)

Nenhum comentário: