playlist Music

sábado, 11 de maio de 2019

McCLENTY HUNTER JR – THE GROOVE HUNTER (Strikezone Records)


Raízes gospel infudem o jazz moderno tão frequentemente quanto a rota mais celebrada de educação clássica, e o baterista McClenty Hunter Jr. apresenta uma exposição sacra nesta estreia como líder, “The Groove Hunter”. Nove canções do disco apresentam quatro inéditas de Hunter, criativas reinterpretações e um núcleo brilhante na banda com convidados especiais, todas exibindo a formação do baterista na igreja de Baltimore, treinando com ícones da educação percussiva como Grady Tate e Carl Allen, e influências que vão de Elvin Jones a Max Roach e a Roy Haynes.

Hunter não é frequentemente cintilante aqui, mas exibe seu vigor inicial flamejante leitura na abertura de “Blue Chopsticks” de Herbie Nichols, trocando compassos em 4/4 com o pianista Eric Reed, que mimetiza suas linhas melódicas. A subsequente “The Big Push” de Wayne Shorter afasta-se, apresentando uma adição de uma seção de instrumentos de sopro com o saxofonista alto Donald Harrison, com o tenorista Stacy Dillard e o trompetista com Eddie Henderson, e estabelecendo-se para os ouvintes frequentemente pesarosos em material inédito de Hunter.

O suingue em tempo 6/8 do número “Autumn” apresenta solos por Reed, Dillard e pelo baixista Corcoran Holt; “My Love” balança no toque disperso de Hunter durante a introdução da balada para completa filtração. A lírica “I Remember When” é uma vitrine para as baquetas do baterista e “Give Thanks” sutilmente encerra o disco com Hunter usando as  baquetas para acentuar seus acentos.

Entretanto, o guitarrista Dave Stryker (cuja banda apresentou Hunter em diversos anos passados) une-se para uma singular sucessão rápida de notas através de “That Girl” de Stevie Wonder. Apenas grandes momentos de Hunter vêm na lancinante “Countdown” de John Coltrane: uma desacompanhada, inspirada na introdução de Elvin e subsequente impulso sonoro como ele e Harrison alimentam-se entre si. São raros, muito arriscados e perigosos quatro minutos em uma diferente excursão de menos é mais. Todos provando que este jovem baterista versátil deve ter uma longa carreira solo.

Faixas: Blue Chopsticks; The Big Push; Autumn; That Girl; My Love; Sack Full Of Dreams; I Remember When; Countdown; Give Thanks.

Músicos: McClenty Hunter Jr.: bateria; Eddie Henderson: trompete (2); Donald Harrison: saxofone alto (2, 8); Stacy Dillard: saxofones tenor e soprano (2, 3, 5); Eric Reed: piano (1-3, 5, 8-9); Christian Sands: piano, Fender Rhodes (4, 6-7); Dave Stryker: guitarra (4, 6); Corcoran Holt: baixo (1-3, 5, 8-9); Eric Wheeler: baixo (4, 6-7).

Fonte:  BILL MEREDITH (JazzTimes)

Nenhum comentário: