playlist Music

sábado, 26 de setembro de 2020

TAYLOR HO BYNUM 9-TETTE - THE AMBIGUITY MANIFESTO (Firehouse 12)

O lançamento de Taylor Ho Bynum, em 2013, de “Navigation” consistiu em quatro diferentes versões da longa composição título. Assim, não seria surpresa que “The Ambiguity Manifesto” apresente três composições que recebe, cada uma, dois diferentes exames pelo noneto do cornetista, junto a peça adicional. Claro, que não é um caso de uma magistral tomada alternativa. O grupo refrata as diretrizes originais que Bynum, um antigo associado a Anthony Braxton, compôs, vindo com algo vastamente diferente cada vez.

Uma surpresa vem, entretanto, com “Neither When Nor Where”, que inicia o álbum com um balanço que se sente um pouco como “Miles Runs the Voodoo Down”. O guitarrista baixo Stomu Takeishi e a guitarrista Mary Halvorson adicionam sedução, enquanto a cellista Tomeka Reid e o baixista acústico Ken Filiano oferecem algum contagiante uso do arco. Ao contrário da faixa Bitches Brew, esta inclui uma ponte e melodia plenamente desenvolvida. “Enter (G) Neither”, sua contraparte, dura três vezes mais, referenciando a melodia apenas após 13 minutos de voo livre. Como na maior parte deste álbum, os dois instrumentos metálicos, dois saxofones e cordas nunca atravancam o som, mantendo a direção mesmo que o momento não exija. Este foco de trabalho, especialmente bem, em “(G)host(aa/ab)”, uma suíte em uma faixa em 17 minutos, que emparelha com diferentes instrumentistas em improvisações livres; o clímax chega quando Bynum e o saxofonista alto Jim Hobbs toca uma melodia elíptica, que vem como um cânone mutante, encerrando de forma lenta.

Com Tomas Fujiwara (bateria), Bill Lowe (trombone baixo/tuba) e Ingrid Laubrock (saxofones soprano e tenor) completando o grupo, Bynum continua a intrigar os ouvintes com um trabalho que tem qualidades objetivas, mesmo quando se dirige à estratosfera.

Faixas : Neither When nor Where; Enter Ally; Real/Unreal (for Ursula K. Le Guin); (G)host(aa/ab); Enter (g) Neither; Ally Enter; Unreal/Real (for old music).

Músicos : Taylor Ho Bynum: cornet; Jim Hobbs: saxofone alto; Bill Lowe: tuba; Mary Halvorson: guitarra; Ken Filiano: baixo acústico; Ingrid Laubrock: saxofone; Tomeka Reid: cello; Satoshi Takeishi: bateria.

Fonte: MIKE SHANLEY (JazzTimes)

 


Nenhum comentário: