playlist Music

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

KEITH OXMAN - TWO CIGARETTES IN THE DARK (Capri)

O tenorista Keith Oxman é bem conhecido nos círculos do jazz em Denver e tem feito um punhado de álbuns para o selo Capri com grupos variados de tamanho, indo do trio ao septeto. Todos estes, apresentando músicos locais, mas de vez em quando convidados especiais passaram por lá.

Em “Dues In Progress” de 2006, a legenda do trombone, Curtis Fuller, foi um parceiro da linha de frente de grupos de Oxman e, em “Glimpses” de 2018, o saxofonista Dave Liebman apareceu. Para “Two Cigarettes In The Dark”, ele se juntou ao titã do soul-jazz, Houston Person, no tenor. Um par de ensaios de versões de standards como “I’ve Never Been In Love Before”, “Everything Happens To Me” e a faixa título, tão bem quanto umas poucas menos conhecidas, mas excelentes músicas foram utilizadas. Em três inéditas, do líder, e uma do pianista Jeff Jenkins, Oxman é o instrumento, e estas têm um sentimento clássico, que apelariam aos fãs de Coltrane na era da Prestige ou de Hank Mobley do meado dos anos 60.

O contraste entre os estilos dos dois tenoristas é completo, mas complementares: Oxman tem uma firme entonação mais bop, que impulsiona firme, ao passo que Person relaxa no balanço, visando a sedução antes que turbulência. Eles estão sendo claramente explosivos, também. Ao final da tomada de “Bossa For Baby” de Mobley, Person diz, “Sim—isto está esfarrapado o bastante para ser bom! ”. A vocalista Annette Murrell faz duas aparições, cantando “Everything Happens To Me” e “Crazy He Calls Me”. Sua voz é baixo e quase conversacional, como se ela estivesse cantando em seu ouvido.

O álbum é um excelente lembrete sobre a qualidade do jazz que está sendo feito sobre o lugar, não apenas nas costas e Chicago.

Faixas: I’ve Never Been In Love Before; Voss Is Boss; Everything Happens To Me; Two Cigarettes In The Dark; Bossa For Baby; Murphy’s Law Impacts L.E.A.P.; Crazy He Calls Me; Wind Chill; Sweet Sucker; Murrellancholy. (55:17)

Músicos: Keith Oxman, Houston Person, saxofone tenor; Jeff Jenkins, piano; Ken Walker, baixo; Paul Romaine, bateria; Annette Murrell (3, 7), vocal.

Fonte: Philip Freeman (DownBeat)  

 

Nenhum comentário: