playlist Music

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

WALTER SMITH III & MATTHEW STEVENS – IN COMMOM III (Whirlwind Recordings)

A terceira interação do saxofonista Walter Smith III e do guitarrista Matthew Stevens no projeto “In Common” é outro encantadoramente lírico e inventivo trabalho. Cada álbum apresenta Smith e Stevens em companhia de três diferentes seções rítmicas. A primeira teve o vibrafonista Joel Ross, o baixista Harish Raghavan e o baterista Marcus Gilmore. A segunda teve o pianista Micah Thomas, a baixista Linda May Han Oh e o baterista Nate Smith.

Em “In Common III”, o quinteto é completado pela pianista Kris Davis, pelo baixista Dave Holland e pela baterista Terri Lyne Carrington.

Ao lado da sequência contínua de seções rítmicas —um inadequado termo neste contexto dado a sutileza entre a tradição dos papeis da retaguarda e linha de frente, a outra parte da fórmula de “In Common” é que Smith e Stevens chamam "canções de uma página", compostas com específicos músicos em mente. Entretanto, “In Common III” difere de álbuns anteriores de duas formas: A presença de Davis causa inclinação através da improvisação free de tempo em tempo, e, enquanto o som é predominantemente acústico, há alguma ponderada pós-produção eletrônica, girando o botão em poucas faixas mais curtas (há quinze faixas no total, com um tempo de cinquenta e quatro minutos de duração).

Porém, essencialmente, a fórmula autorregenerada de “In Common” é inalterada. A música continua a ser melódica e harmoniosa, com as diversões de Davis na medida abstração harmônica e boa integração. Liberdades são mais frequentemente tomadas com a métrica do que com a tonalidade e, majoritariamente, como na adorável apresentação do piano em "Shutout", Davis permanece mais incluso que ausente. O material vai do esquema inicial de Terry Riley, "Orange Crush", através do crescente balanço e o ostinato conduzindo a suingueira. A vibração penetrante é divertida e relaxada, que vem de cinco empáticos e qualificados músicos intergeracionais , mostrando alegria, enquanto suavemente impulsiona o trabalho.

Faixas : Shine; Loping; Oliver; Hornets; Orange Crush; After; Lite; For Some Time; Shutout; Reds; Variable; Prince July; Dust; Familiar; Misere.

Músicos : Walter Smith III: saxofone tenor; Matthew Stevens: guitarra; Kris Davis: piano; Dave Holland: baixo; Terri Lyne Carrington: bateria.

Fonte : Chris May (AllAboutJazz)

 

Nenhum comentário: