playlist Music

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

ANTONIO ADOLFO – JOBIM FOREVER (AAM)

Antônio Carlos Jobim está canonizado nos anais da história de jazz para firmemente implantar o termo “bossa nova” na consciência pública e para seu talento como compositor. Reharmonizar esta música por seu próprio risco é algo difícil para melhorar à perfeição.

Tal foi o desafio diante do pianista e compositor Antônio Adolfo, que apresenta estes eternos, mas muito utilizados, standards sob nova luz. Ele é singularmente adequado para a tarefa, dada sua qualificada estatura como preeminente entre os compositores e arranjadores do Brasil.

Fora do portão, Adolfo aborda a canção mais conhecida de Jobim, “The Girl From Ipanema”, mantendo a usual beleza invulgar da canção, enquanto transita através de humores mais melancólicos, como se ela fosse manchada posteriormente como um vestido em uma noite elegante. “A Felicidade” apresenta um sentimento mais portentoso com um ponto modal no pedal sobre o estabelecimento da abertura melódica. A trágica harmonia de “How Insensitive” permanece intacta, a descendência harmônica inspirada em Chopin é elevada através das transposições da forma.

Em toda a parte, os arranjos movem-se fluidamente entre o compositor e suas inovações harmônicas. As sutilezas das mudanças ilustram um alto grau de deferência. A banda de instrumentistas brasileiros de primeira classe executa a música com precisão e com uma radiante e mais efervescente energia indicativa da versão deste país para a suavidade da Costa Ocidental da Califórnia.

Faixas

1 – The Girl From Ipanema (Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes e Norman Gimbel)

2 – Wave (Antônio Carlos Jobim)

3 – A Felicidade (Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes)

4 – How Insensitive (Antônio Carlos Jobim, Vinicius de Moraes e Norman Gimbel)

5 – Favela (O Morro Não Tem Vez) [Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes]

6 -Inútil Paisagem (Useless Landscape) [Antônio Carlos Jobim e Aloysio de Oliveira]

7 –Água De Beber (Water to Drink) [Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes]

8 – Amparo/Intro: Por toda a minha vida (For All My Life) [Antônio Carlos Jobim/ Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes]

9 – Estrada do Sol (Road to The Sun) [Antônio Carlos Jobim e Dolores Duran]

 Músicos: ANTONIO ADOLFO (piano e arranjos); LULA GALVÃO (guitarra, exceto na faixa 8); JORGE HELDER (baixo); PAULO BRAGA (bateria) [faixas 4, 5, 6, 8, 9]; RAFAEL BARATA (faixas 1, 2, 3, 7); DADA COSTA (faixas 2, 3, 4, 5, 7, 8), RAFAEL BARATA (faixas 1, 3, 5, 6, 8) [percussão]; JESSÉ SADOC (trompete e flugelhorn); DANILO SINNA (sax alto); MARCELO MARTINS (saxes tenor/soprano e flautas [faixas 4,9]); RAFAEL ROCHA (trombone); ZÉ RENATO (vocal [faixa 3])

Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=Sn0jqWGZbP4

Fonte: Gary Fukushima (DownBeat) 





Nenhum comentário: