playlist Music

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

FRED HERSCH - BREATH BY BREATH

O opulento retrabalho do pianista e compositor estadunidense Fred Hersch para um repertório standard abrange de Johnny Mandel a Thelonious Monk, e seu trabalho original é de igual rigor e encanto. Embora com seu estilo camaleônico, a técnica brilhante de Hersch, foco emocional e senso estético afiado lhe faz um singular e influente solista.

“Breath by Breath”, exibindo o compositor Hersch, é a primeira de suas mais de 50 gravações para combinar um trio de piano com um quarteto de cordas. Gravado em Agosto do ano passado, entrelaça o bem trabalhado trio de piano no jazz com o aguerrido toque do Crosby Street String Quartet. O trio é dinâmico e unido — Drew Gress, o baixista escolhido pelo pianista por 30 anos; o baterista Jochen Rueckert é uma estrela em ascensão — e o improviso e seções pré-compostas são impressionantemente balanceadas.

A parte principal do álbum é constituída das oitos partes da Sati Suite, inspirada pela longa prática de atenciosa meditação por parte de Hersch. O trabalho inicia com o tema no piano cativante de “Begin Again”, ganhando uma sedutora resposta das cordas. Conforme a peça se desenvolve, piano e cordas entrelaçam-se, ânimos suavemente avançam e recuam e fluem e Hersch emerge desacompanhado, confiantemente improvisando em tempo complexo. “Awakened Heart” vem a seguir, com o solo contemplativo de Hersch suportado pela densamente autônoma expressividade das cordas. E então a faixa título, com aberturas estonteantes e um baixo fora do comum.

Conforme o progresso da suíte, “Monkey Mind”, travessamente pula entre as cordas puxadas, chocalhos da bateria e mais, e as firmes cadências de “Know That You Are” confirma a força da forma de compor de Hersch. “Rising, Falling” é uma valsa sonhadora e “Mara” tem um tema orgíaco — o título se refere ao Deus que tentou Buda com vinho, mulher e riqueza de acordo com o encarte. A suíte encerra com o quarteto e o trio entrelaçando-se, otimisticamente, animados em “Worldly Winds”.

O álbum encerra com “Pastorale”, uma peça apropriadamente bucólica com toques do barroco. Subintitulada “homenagem a Robert Schumann”, onde trio e cordas separam e amalgamam as melodias e as desenvolvem por dentro.

Faixas

1 Begin Again 6:52

2 Awakened Heart 4:13

3 Breath By Breath 6:22

4 Monkey Mind 4:01

5 Rising, Falling 5:03

6 Mara 4:38

7 Know That You Are 3:41

8 Worldly Winds 5:26

9 Consolation (A Folk Song) 5:10

 Músicos : Fred Hersch (piano); Drew Gress (baixo); Jody Redhage Ferber (cello); Lois Martin (viola); Joyce Hammann, Laura Seaton (violinos);Jochen Rueckert (bateria); Rogerio Boccato (percussionista) [faixa: 6]

 Para conhecer um pouco deste trabalho, assistam ao vídeo abaixo:

 https://www.youtube.com/watch?v=m0U6JEfbEHA

 Fonte: Mike Hobart (Financial Times)

 

Nenhum comentário: