playlist Music

domingo, 19 de novembro de 2023

MATTHEW SHIPP TRIO - WORLD CONSTRUCT (ESP Disk)

Ao longo de sua prolífica carreira, Matthew Shipp apresentou diversas e impressionantes formações em formato de trio. Entre os músicos apresentados tivemos os baixistas William Parker e Joe Morris e os bateristas Guillermo E. Brown, Whit Dickey e Susie Ibarra. Em 2015, dois outros instrumentistas de primeira linha, o baixista Michael Bisio e o baterista Newman Taylor Baker participaram na seção rítmica em “The Conduct of Jazz (Thirsty Ear)”. O quarto álbum deles como uma unidade, ”World Construct”, faz do grupo o mais  duradouro grupo de Shipp.

O título do álbum analítico de Shipp diz muito sobre a mentalidade do pianista/compositor, mas nunca o bastante para amortecer o mistério e desafios que estar a escutar. “World Construct” está embalado com registros modernos para o dicionário de Shipp. O líder deixa a porta aberta para Bisio e Baker para construir a partir de sua base. O caso em questão é a abertura breve do baixista em "Tangible", uma introdução apetitosa para o fluxo livre, detalhes sofisticados do toque de bateria de Baker.

Se "Jazz Posture" foi uma declaração estética, o atributo de “World Construct” seria que ele não se assenta o tempo suficiente para ser medido. Em contraste, "Beyond Understanding" é uma configuração resoluta, ampla e sombria para a estranhamente calorosa e algébrica "Talk Power". O trio combina elementos dessas peças na intrigante "A Mystery State". A faixa de encerramento guia-se com elementos clássicos, mas rapidamente encabeça a perfuração de uma improvisação free .

“World Construct” não apenas expande o icônico glossário de Shipp. O artista age como um pesquisador de um lastro curiosamente móvel. As linhas compatíveis e mutáveis, melodias classicamente impregnadas e interação de grupos são como uma série de passagens em um mapa original. O álbum é a mais fluída manifestação da visão de Shipp para encontrar Bisio e Taylor, ele consolidou um dos mais finos, trios de piano a pensar no futuro da música criativa.

Faixas: Tangible; Sustained Construct; Spine; Jazz Posture; Beyond Understanding; Talk Power; Abandoned; A Mysterious State; Stop the World; Sly Glance; World Construct.

Músicos: Matthew Shipp: piano; Michael Bisio: baixo acústico; Newman Taylor Baker: bateria, percussão.

Fonte: Karl Ackermann (AllAboutJazz)

 

 

Nenhum comentário: