playlist Music

terça-feira, 31 de dezembro de 2024

GIUSEPPE DORONZO - FUTURO ANCESTRALE (Clean Feed Records)

Uma fascinante abordagem para um trio improvisado rende “Futuro Ancestrale”, que foi gravado durante uma performance no Amsterdam's Bimhuis em Junho de 2022. Este trio traz junto o saxofonista barítono italiano Giuseppe Doronzo, o guitarrista Andy Moor e o baterista estadunidense Frank Rosaly. Doronzo (Aterraterr e AVA Trio) e Rosaly (Rempis Percussion Quartet e ¡Todos de Pie!) relocou Amsterdam e ambos podem ser ouvidos na pequena orquestra All Ellington. Eles encontraram a cena criativa em Amsterdam, muito agradável, e um aliado comum na lenda local Moor, que é melhor conhecido por seu trabalho na banda punk The Ex and Lean Left com Ken Vandermark e Paal Nilssen-Love.

Doronzo contribui com duas composições, "Hopscotch" e "Digging The Sand", ele atua mais, aqui, seu saxofone barítono e um Iranian bagpipe (NT: é um instrumento musical de dois canteiros e sem drone, originário do sul do Irã). Este instrumento tem uma bexiga de pele de cabra com um tubo preso para tocar melodias e o som de drone que Doronzo produz aqui. O trio inicia com a improvisação de "Neptune", uma meditação tranquila construída sobre as ressonâncias metálicas de Rosaly, a energia estática de Moor e o saxofone de Doronzo, que monta suas próprias bordas metálicas. Aos 13 minutos, o "Hopscotch", a mais longa, aumenta o calor com seu som de fervura lenta. O saxofone barítono bate cabeças com a linha de baixo ambulante de Moor e o trovão de Rosaly até que uma quietude emerge, apenas para transbordar mais uma vez. O estilo singular da guitarra de Moor, parte da destruição de ruído e parte da energia ecoante, alimentam "Magma", enquanto Rosaly dá impulso e a gaita de foles de Doronzo soa como um zumbido elétrico e vibrações. Cada faixa flui dentro da próxima. "Digging In The Sand" traz o círculo completo do caso com um canto fúnebre meditativo fascinante.

Faixas: Neptune; Hopscotch; Magma; Digging the Sand; Graduate of Witchcraft.

Músicos: Giuseppe Doronzo (saxofone barítono, Iranian bagpipe [é um instrumento musical de dois canteiros e sem drone, originário do sul do Irã]); Andy Moor (guitarra); Frank Rosaly (bateria)

Fonte: Mark Corroto (AllAboutJazz) 

 

Nenhum comentário: